domingo, 25 de outubro de 2026
PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Direito de defesa passa a orientar alcance da execução trabalhista em proposta na Câmara

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a forma de definir as empresas alcançadas por uma decisão trabalhista. Pelo texto, a cobrança não poderia incluir empresa que não tenha integrado a ação desde a fase inicial, quando teria oportunidade de apresentar defesa.
Reuniao-Corporativa-com-Documentos

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados estabelece que a execução trabalhista não poderá alcançar empresa que não tenha participado da ação desde o início. O texto muda o momento em que deve ser definida a relação de empresas sujeitas a uma eventual cobrança decorrente da decisão judicial.

Pela regra prevista, a empresa precisaria integrar o processo ainda na fase em que o pedido é julgado. Assim, não poderia ser chamada somente depois da sentença, quando começa a etapa de cumprimento da decisão e de cobrança do débito trabalhista.

A medida trata da responsabilização de empresas por dívidas reconhecidas em ações trabalhistas. O foco é impedir que uma empresa seja incluída na execução sem ter tido, antes, a oportunidade de acompanhar o processo e apresentar sua defesa.

Como funciona a mudança prevista

Os processos trabalhistas têm etapas distintas. Na fase de conhecimento, a Justiça examina os pedidos apresentados e reúne os argumentos das partes. É nesse momento que a empresa apontada como responsável pode contestar as alegações e produzir sua defesa.

Depois do julgamento, vem a fase de execução. Nela, o objetivo é cumprir a decisão e cobrar os valores definidos pela Justiça. É nessa etapa que, segundo a situação tratada pela proposta, uma empresa poderia ser incluída mesmo sem ter participado do processo original.

O texto em análise pretende impedir essa alteração no grupo de responsáveis depois do julgamento. A relação de empresas submetidas à cobrança teria de ser estabelecida desde a abertura da ação e permaneceria como referência nas etapas seguintes.

Na prática, a proposta vincula a execução às empresas que tenham sido identificadas e chamadas ao processo antes da decisão. A cobrança não poderia criar um novo responsável que não tivesse sido parte da discussão judicial.

Participação no processo seria requisito

O ponto central da proposta é a participação da empresa na ação trabalhista antes da sentença. A inclusão na etapa inicial permitiria que ela conhecesse os pedidos, acompanhasse a produção de provas e apresentasse seus argumentos sobre a eventual responsabilidade pelo débito.

Se a empresa não tivesse integrado essa fase, o texto impediria que ela fosse incluída apenas na execução. A decisão poderia ser cobrada das empresas que fizeram parte do processo, mas não alcançaria uma companhia que só fosse chamada quando já estivesse definida a obrigação de pagar.

A regra se aplica à situação em que uma empresa é apontada como responsável por uma dívida trabalhista sem ter sido incluída na ação desde o começo. O texto não elimina a possibilidade de responsabilização de empresas. Ele estabelece que essa definição deve ocorrer antes do julgamento, dentro do próprio processo.

Com isso, a identificação dos responsáveis deixaria de ser uma questão aberta para a etapa de cobrança. O grupo de empresas indicado na ação original seria o parâmetro para o cumprimento da decisão.

Diferença entre julgamento e execução

A proposta também interfere na relação entre as duas fases do processo trabalhista. A fase de conhecimento serve para examinar a controvérsia e definir direitos e obrigações. A execução, por sua vez, busca transformar a decisão em pagamento ou em outra providência determinada pela Justiça.

O texto parte da separação entre essas funções. A etapa de execução não poderia ser usada para incluir uma empresa que não foi submetida ao julgamento. Para que uma companhia responda pela dívida, sua responsabilidade teria de ser discutida e definida no momento adequado, antes da sentença.

Essa mudança altera a sequência de responsabilização prevista na situação hoje debatida no projeto. Em vez de deixar a identificação de todas as empresas para o momento da cobrança, a proposta exige que elas estejam relacionadas no processo desde sua origem.

A consequência seria a limitação do alcance subjetivo da decisão trabalhista. A sentença atingiria as empresas que participaram da ação e não poderia ser estendida, durante a execução, a uma companhia que permaneceu fora do processo até o fim do julgamento.

Oportunidade de defesa

Ao estabelecer a participação inicial como condição para a cobrança, a proposta relaciona a responsabilização à possibilidade de defesa. A empresa incluída na ação teria conhecimento da acusação ou do pedido apresentado e poderia contestar sua responsabilidade antes que a Justiça proferisse a decisão.

Já a empresa chamada apenas na execução seria submetida à cobrança sem ter acompanhado a fase em que os fatos e os argumentos foram analisados. O texto busca evitar essa situação ao impedir que a execução amplie, por conta própria, o conjunto de devedores definido no processo.

A mudança não altera apenas o momento de inclusão da empresa. Ela também fixa um limite para os efeitos da sentença. A decisão deveria respeitar a composição do processo original e não poderia produzir efeitos contra quem não teve participação na fase de julgamento.

O projeto, portanto, trata de uma questão processual: quando e como deve ser definida a empresa que responderá pela dívida trabalhista. A resposta proposta é que a definição ocorra antes da sentença, com a empresa formalmente incluída na ação e habilitada a exercer sua defesa.

Tramitação na Câmara

Por estar em análise na Câmara dos Deputados, a proposta ainda não produz mudanças nas regras aplicadas aos processos trabalhistas. Para entrar em vigor, o texto precisa seguir o processo legislativo e ser aprovado nas etapas previstas antes de eventual sanção.

Até que isso aconteça, a proposta representa uma alteração em discussão sobre o alcance da execução trabalhista e sobre o momento de definição das empresas responsáveis por uma dívida. O texto mantém como referência a ação original e busca evitar a inclusão de novos responsáveis depois do julgamento.

A discussão se concentra, assim, na relação entre a decisão judicial e a possibilidade de cobrança. Se aprovada nos termos apresentados, a regra faria com que a empresa somente pudesse ser alcançada pela execução caso tivesse participado do processo desde o início e tido oportunidade de se manifestar sobre a responsabilidade atribuída a ela.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.